Aprenda as diferenças entre as tábuas para usar na cozinha






A personal organizer Priscila Sabóia alerta para a higienização das peças
Aprenda tudo sobre tábuas de corte

Tábua de madeira é a mais antiga e muito encontrada na casa de quase todo mundo. Mas existem peças de outros materiais como plástico, vidro e até bambu que conquistaram espaço do armário da cozinha também. E será que elas precisam de cuidados especiais diferentes e são para usos distintos também? Para esclarecer essas dúvidas, a personal organizer Priscila Sabóia esteve no É de Casa explicando para qual alimento serve cada uma e como limpar tudo de forma correta. Confira no vídeo acima e tudo explicadinho abaixo.


Tábuas de cozinha
Priscila Sabóia explica as diferenças de materiais e como limpar corretamente

"São muitas opções e, na verdade, a gente pode usar qualquer uma para cortar qualquer coisa. O importante é higienizar depois", diz a especialista. Veja abaixo as especificações de cada modelo e escolha o que mais combina com a sua rotina na cozinha.


Use água sanitária ou cloro para retirar bactérias acumuladas nas tábuas de madeira


MADEIRA
O corte da faca cria ranhuras na madeira, ideal para o acúmulo de bactérias. Para limpar da maneira correta, use detergente e esponja para tirar o acúmulo de comida após o uso. Depois, deixe a tábua imersa em água dentro de uma tigela adicionando três colheres de água sanitária ou cloro por 10 a 15 minutos. Lave com água corrente e detergente para retirar o cheiro forte do produto. Deixe secar em pé e, de preferência, ao sol. Mesmo com todos esses cuidados, substitua a tábua a cada ano.

As tábuas de plástico tem cores diferentes para uso com alimentos distintos

PLÁSTICO
Muito utilizada na cozinha, esse tipo de tábua também fica muito marcada pelo corte da faca, favorecendo a proliferação de bactérias. A limpeza é feita da mesma forma que a de madeira, com imersão em água sanitária ou cloro e detergente para limpeza antes e depois. Uma dica importante nesse caso é combinar a cor da tábua com o tipo de alimento que será cortado. Para carnes, utilize a vermelha, a azul para frutos do mar, corte frango na amarela e a tábua de cor verde serve para frutas, legumes e verduras. Assim, você evita que os alimentos se contaminem entre si. A secagem é de pé e, de preferência, ao sol. Mesmo com todos esses cuidados, substitua a tábua a cada ano.


Tábuas de vidro, bambu e polietileno:
 materiais mais duráveis e com menos bactérias

POLIETILENO
As tábuas feitas de polietileno possuem poros mais fechados e evitam que a faca deixe marcas em sua superfície. Assim, os cuidados na hora da limpeza são menores do que é preciso para higienizar as de plástico ou madeira. Apenas esponja e detergente é suficiente. Além disso, elas duram quase a vida inteira, tomando cuidados básicos.


BAMBU
Com bactericida natural, o bambu não sofre alterações com o uso constante da faca em sua superfície. Por isso, é mais durável, pode ser lavada apenas com água e detergente. Mas ela precisa de um cuidado especial. A cada três meses, passe óleo mineral na tábua com ajuda de um papel toalha para hidratar o material. Deixe absorver e secar naturalmente. Assim, ela vai durar muito tempo.


VIDRO
Esse tipo de tábua não é muito bem recebida pelos cozinheiros. Cortar coisas em cima dela faz a faca perder o fio, ficar cega mais rapidamente. Porém, a limpeza dela é muito simples, não guarda cheiro, seca rápido e ainda pode ter desenhos bonitinhos para até servir na mesa. Além disso, o material é bem resistente, feito de vidro temperado.



https://gshow.globo.com/tv/noticia/aprenda-as-diferencas-entre-as-tabuas-para-usar-na-cozinha.ghtml
Fotos: Janaína Ornellas / Gshow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger | Template Created By Lord HTML